11 março 2010

Guinness celebra 250 anos com brinde mundial

Ação da líder em black stout, assinada pela Saatchi & Saatchi EMEA, de Londres, marca o aniversário, comemorado na quinta-feira 24 de setembro, às 17h59, alusão ao ano do início da produção da cerveja. No Brasil, bares também brindam à data.

Por Gabriel Navarro
23 de Setembro de 2009

Em 24 de setembro de 1759, na Irlanda, Arthur Guinness iniciou a produção da cerveja batizada com seu sobrenome. Hoje, o rótulo domina 80% do mercado mundial do gênero stout (tipo escuro da bebida, oriundo da Grã-Bretanha) e vende até 2,7 bilhões de litros anualmente. Para festejar os 250 anos da marca, a inglesa Saatchi & Saatchi EMEA criou uma ação internacional que vem instigando o espírito comemorativo desde 1º de abril deste ano (leia aqui).

"A Guinness é uma das marcas mais icônicas do mundo e sentimos que é uma homenagem apropriada usar essa data para lançar nossa primeira campanha publicitária global", declarou Ronan Beirne, gerente de marketing global da empresa. As peças para TV foram veiculadas no Reino Unido, na Irlanda, na África e em parte da Ásia.

250 saudações
No comercial, que deve continuar no ar até o fim deste mês, um brinde num pub de Dublin se estende de bar em bar, até alcançar todos os continentes. Pessoas de diversas nacionalidades se unem em grupos entusiasmados para saudar "To Arthur". Numa outra versão, com ar cômico, a frase muda de acordo com o país - no Chile, por exemplo, os nativos dizem "To llamas".

Já o brinde real e internacional em tributo ao criador da cerveja será feito às 17h59(alusão ao ano em que a black stout foi criada). Diversos eventos foram programados. Uma festa na capital irlandesa reunirá cerca de 60 nomes da música britânica. Além disso, uma promoção, também com alcance mundial, ofereceu prêmios como uma viagem ao espaço, cortesia da Virgin Galactic, e uma apresentação particular da banda Black Eyed Peas.

Festa no Brasil
Por aqui, a maior comemoração do aniversário da Guinness deve acontecer no tradicional pub paulistano O'Malley's. Essa é expectativa do dono do lugar, Ali Visserman, responsável por trazer a Guinness para o País, em 2001, após quatro anos de negociações. Ele também é dono da Boxer, empresa que atualmente distribui a cerveja por aqui.

Segundo o executivo, atualmente já existem cerca 50 estabelecimentos brasileiros que têm a bebida em seu cardápio. Quando começou a oferecer Guinness, Visserman vendia cerca de 1300 pints (copos de 568ml) por mês. Hoje são mais de 2500. No O'Malley's, o brinde também será feito às 17h59 desta quinta-feira, 24.

Confira alguns comerciais feitos para a comemoração:



Nenhum comentário: